.


O BLOG NOTÍCIAS CONTÁBEIS PRETENDE SE CONSTITUIR COMO UM ESPAÇO VIRTUAL DE COMUNICAÇÃO DE IDÉIAS E DE INTERAÇÃO COM TODOS AQUELES INTERESSADOS EM SUA TEMÁTICA.
NESTE ESPAÇO TENHO A EXPECTATIVA DE QUE POSSAMOS CRIAR E MANTER UMA DINÂMICA DE TROCA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS PERTINENTES À FORMAÇÃO DO SER HUMANO E CIDADÃO, QUE AGIRÁ PROFISSIONALMENTE NA SOCIEDADE COMO CONTADOR.


23.7.10

Custo de abertura de uma empresa no Brasil

Olá...

Ler o documento produzido pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) sobre o custo de se abrir uma empresa no Brasil é um exercício de criar/aumentar preocupações, principalmente para nós, profissionais da contabilidade, que temos que enfrentar a burocracia necessária.

O documento destaca que o custo médio para a abertura de uma empresa no Brasil fica em R$2.038,00 e mostra a disparidade existente entre os valores cobrados nos Estados da federação (ver o gráfico 1 abaixo). A diferença entre o maior e o menor valor fica em, absurdos, 274%.

Outra informação relevante evidenciada pela pesquisa é a comparação do custo de abertura de empresas entre o Brasil e outros países. Nessa comparação, feita com os países onde há mais facilidade para abertura de empresas, o Brasil fica à frente apenas da Noruega (ver gráfico 2 abaixo).

A pesquisa apresenta, ainda, algumas medidas a título de sugestão que auxiliariam a reduzir a burocracia e o custo, sendo que três delas estão ligadas ao uso do ambiente da internet.

Vale dar uma olhada no documento.

Abraços.

 

 GRÁFICO 1: custo de abertura de empresas no Brasil

image

GRÁFICO 2: custo de abertura de empresas no Brasil e nos 10 países com maior
facilidade para abertura de empresas

image

FONTE: pesquisa FIRJAN

2 comentários:

  1. Olá, Marcelo.

    Meu nome é Marcelo e preciso de uma orientação: preciso de passo a passo para abrir um Sindicato no Rj. Também sou Contabilista.

    Desde já, Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo...

      Obrigado por seu comentário. Infelizmente não tenho condições de te dar o auxílio específico de que precisa. Não sei como proceder para constituir um sindicato. Sugiro buscar informações em sindicatos já constituídos em outras bases territoriais.

      Abraços.

      Excluir